quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Tirando o visto J1

Vou tentar falar sobre a parte mais tensa de todo processo de intercambio para o EUA, que é tirar o visto.
Primeiro você tem que preencher varios formulários, juntar vários documentos  e marcar a sua entrevista no consulado, no Brasil exitem 3 consulados (São Paulo, Recife e Rio de Janeiro)  e 1 embaixada (Brasilia) você pode marcar em qualquer um desses locais, então aguarda a data e leva todos os documentos necessários, e as taxas pagas.
Eu vou descrever a minha experiencia, mas quero que fiquei claro que é uma situação MUITO variável.
No dia 31/10 eu viajei para São Paulo com o pessoal da agência (Egali), peguei o voo em Curitiba e desci no aeroporto de Guarulhos, nos hospedamos no hotel F1 da Av. São João, la rolou uma confraternização entre a galera, tinha mais de 100 pessoas... muita conversa, cerveja e tals, fomos dormir e acordamos as 6hs pois a entrevista la no consulado é por ordem de chegada. Chegando no consulado americano, pegamos 2 senhas, a primeira é para  entrega do passaporte, e a segunda é para biometria e entrevista. Se eu pudesse dar só uma dica eu diria "esteja preparado para enfrentar filas", fiquei 3 hs em filas !
Na hora que entreguei o meu passaporte e a foto 5x7 o cara ja falou que minha foto não servia e que eu tinha que tirar outra por causa que a minha franja cobria a minha testa :(... ja fiquei bem louca, mas fui tirei a foto la na lanchonete do consulado mesmo, entreguei a bendita foto e fiquei esperando a segunda parte... fiz a biometria eles pegam as digitais de todos os dedos das mãos, e você entra em outra fila para a entrevista com ao vice Consul.
A temida entrevista:
A minha entrevista foi com um senhorzinho muito simpático, ele falou o tempo inteiro em inglês, e fez as seguintes perguntas: Para qual cidade você vai? O que vai fazer ? Você sabe o que é esse cargo? Descreva as funções. Ja esteve no EUA antes ? O que faz no Brasil ? Quando conclui o seu curso? O que seus pais trabalham? Você mora sozinha?
Depois de tudo ele fez piadinhas, conversou um pouco e concedeu o meu visto.
Na minha opinião foi bem tranquilo, mas a espera é angustiante, até por que você vê quando o visto dos outros são negados e isso da um frio na barriga.

Tente manter a calma, confira toda documentação, prenda a franja antes de tirar a foto hahaha e coloque uma roupa e um sapato confortável, por que a espera é longa...

Eu e o pessoal no bar da Brahma 

Qualquer duvida perguntem nos comentários :)

2 comentários:

  1. Oi Monica, incluí seu blog no Mundo Pequeno (índice de blogs de brasileiros que moram no exterior). http://www.mundopequeno.com/

    Também estamos no Facebook e no Twitter. Divulgamos diariamente um blog:
    https://www.facebook.com/#!/mundopequeno
    @mundo_pequeno
    http://twitter.com/#!/mundo_pequeno

    Se puder, ajude-nos a divulgar o Mundo Pequeno colocando um selo no teu blog!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pronto, ja esta na lista de favoritos do blog, muito obrigada :)
    Acompanho vcs a um bom tempo, será um prazer fazer parte desse grupo.
    obrigada pelo apoio

    beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim !