sexta-feira, 6 de abril de 2012

Work and travel vale a pena ?

Ola, aqui estou eu aqui  de volta, um mês depois do ultimo post, mas ok, garanto que foi por um bom motivo. Eu ja estou no Brasil mas vou continuar escrevendo aqui sobre as minhas viagens, planos e experiencias, nos próximos post eu vou dar dicas dos lugares que eu fui durante as minhas "ferias" no USA ok ?

Mas antes disso eu quero fazer uma conclusão sobre o que foi para mim o work and travel.
Bom foi uma experiencia maravilhosa na minha vida, eu sinto que mudei muito, amadureci em varios sentidos, percebi que as coisas na vida nem sempre sem faceis mas que no final sempre tem uma recompensa. A coisa mais importante que eu tenho pra dizer é que trabalho que os intercambistas fazem no USA não é facil, geralmente trabalhamos em funções que ninguem mais trabalharia, muitas vezes nem temos contato com os americanos mesmo o trabalho geralmente é bem dificil, pesado e duro, se você esta pensando em fazer o intercambio e sabe que tem dificuldade em ser humilde, a mamãe esqueceu de te contar como é o mundo la fora, gosta de privacidade, atenção e exclusividade ESSE NÃO É UM PROGRAMA PRA VOCÊ, e eu não quero assustar ninguem, muito pelo contrario, eu só acho que eu tenho que passar essa informação, pois la não é facil, você tem que trabalhar de verdade, e é cobrado de verdade, não é mais especial pelo fato de você ser um estudante, e na maioria das vezes eles não tem nem noção de que você pagou para estar la. Você provavelmente ira trabalhar com pessoas que mal sabem falar ingles, e não tiveram muito estudo, afinal os trabalhos são na area de serviços.
Apesar de parecer um pouco assustador eu gostei muito da cidade que eu fui, e das pessoas que conheci, não gostava do meu trabalho, mas fiz o meu melhor, nunca levei nenhuma advertencia ou coisa do tipo. Quanto ao dinheiro, eu ganhei o suficiente para me manter e viajar no meu grace period, em um esquema economico claro, mas fui em todos os lugares que planejei, comprei tudo que eu quis (mas não sou uma pessoa consumista e isso fez toda a diferença).
Meu ingles melhorou muito, hoje eu me sinto muito mais segura para falar, não tenho mais vergonha de errar, mas isso vai muito mais de pessoa pra pessoa, eu falava a todo momento que tinha oportunidade, com qualquer pessoa, não me acomodei com o fato de morar com pessoas que falavam espanhol (ligua que eu ja domino) e me joguei no ingles, e isso foi muito bom pra mim, agora eu pretendo continuar estudando ingles e aprimorar é claro.

No resumo de tudo, eu achei que valeu muito a pena, o custo beneficio é bem bacana, a grana que eu investi inicialmente eu ganhei la trabalhando, nao pedi nem usei dinheiro dos meus pais depois que entrei no USA, então se você pensa em fazer work and travel, é uma pessoa flexivel, com força de vontade, determinada, responsável, você tem tudo para se dar bem, vai com tudo !!!

Se alguem tiver alguma duvida é só perguntar.


3 comentários:

  1. Work and Travel programı Amerikan Hükümetinin Amerika’da yaz aylarında diğer ülke öğrencilerinin hem çalışıp hemde Amerika ‘yı gezme imkanının olduğu bir kültürel öğrenci değişim (Work and Travel) programıdır. Bu sebeple Work and Travel dahilinde öğrencilerimizin çalışma imkanı bulduğu yerler oldukça çeşitlidir. Fakat yapılan işlerin hemen hemen tamamı oldukça basit, özel eğitim ve tecrübe gerektirmeyen giriş seviyesi pozisyonlardır.

    ResponderExcluir
  2. Olá, quero que você me explica mais sobre essa parte de não conversar com pessoas que falam o inglês culto. Como assim?

    ResponderExcluir
  3. Ola gostaria de saber qual cidade e qual local voce trabalhou, tenho interesse por esse programa...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim !